Museu Oscar Niemeyer

Programa de Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva

Curitiba/PR - ano 2017

     O Museu Oscar Niemeyer inaugurou no dia 13 de maio de 2017, o programa MON Para Todos. Iniciado em 2013, com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o programa é destinado a pessoas com deficiência visual. O principal objetivo é promover a autonomia desses visitantes no museu, que acompanharam  todas as suas fases de preparação.

O programa oferece recursos de acessibilidade a um conjunto de 14 obras do acervo do museu que estão em exposição no Pátio das Esculturas, foco principal das ações. Inclui ainda a realização de visitas mediadas e de oficinas artísticas desenvolvidas especialmente para grupos de visitantes com deficiência visual.

Todas as ações do Programa, foram desenvolvidas com a consultoria em acessibilidade e ação educativa inclusiva da museóloga Amanda Tojal.


Apresentação dos recursos de acessibilidade implantados na exposição:

Clique nas imagens ou no link para abrir
  • Réplicas Táteis: No Pátio das Esculturas, o visitante encontrará réplicas táteis de nove obras de grande dimensão, o que permitirá a exploração completa das peças. No mesmo local, os visitantes serão convidados a conhecer cinco esculturas originais e a explorá-las com o apoio da audiodescrição.

  • Audioguia para visitação das pessoas com deficiência visual, contendo informações sobre o percurso sensorial, inclusive em versão para aplicativo.