MUSEU DA GEODIVERSIDADE 

   UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos

ano 2015

  Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural - UFRJ 2015

Oficina: Recursos de Acessibilidade para mediação de objetos artísticos

 

Coordenação: Amanda Fonseca Tojal

Assistente de coordenação: Claudia Cristina Aoki

Objetivo Geral:

      A partir de objetos culturais selecionados do Museu da Geodiversidade desenvolver os seguintes recursos de acessibilidade para mediação de públicos com deficiência e grupos inclusivos em visitas educativas à instituição:

Programa do Curso: 

Curso teórico-prático abordando os seguintes conteúdos: 

 GRUPO 1

Formação da Terra

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Proposta:

Planta baixa em relevo do espaço expositivo do museu (tamanho A3) com legenda de localização em dupla leitura (tinta e braille).

Planta baixa do espaço expositivo
Grupo 1 - Preparação e montagem do material
Planta baixa em relevo do espaço expositivo
Apresentação do material na entrada do Museu

 GRUPO 2

Sistema Cristalino

Local: Módulo - Minerais: Frutos da Terra

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva. 

Proposta:

Objeto tátil tridimensional do Sistema Cristalino

 Sistema cristalino
Grupo 2 - Preparação e montagem do material
Objeto tátil tridimensional do Sistema Cristalino
Apresentação do material no módulo Minerais

 GRUPO 3

Fósseis: fóssil do período cretáceo, fósseis de inseto, peixe e planta.

Local: Módulo - Mares do Passado

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva. 

Propostas:

Reprodução em relevo texturizado de fósseis

Fóssil de Peixe
Grupo 3 - Preparação e montagem do material

 

 Reproduções  em relevo de fósseis
Apresentação das placas em relevo dos fósseis na sala "Mares do Passado"

 GRUPO 4

Pangea
Local
: Módulo - A vida conquista os continentes

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual.

Proposta:
Pangea: Três placas contendo os movimentos dos continentes com legenda em dupla leitura (tinta e braille).


 Imagem de Pangea
Grupo 4 - Preparação e montagem do material
Apresentação de peças que compõe o movimento dos continentes
Grupo apresentando as placas com a Pangea na sala "A vida conquista os continentes"

GRUPO 5

Diorama: Cenário do período dos Dinossauros.

Local: Módulo –Feras do Cretáceo

Perfil do público: pessoas com deficiência auditiva, visual e ou baixa visão e intelectual.

Proposta:

Maquete com cenário e miniatura tridimensional de dinossauro.


  

Imagem de cenário do período dos Dinossauros
Grupo 5 - Preparação e montagem do material
Maquete tátil de um cenário do período dos Dinossauros com  legenda tátil
Apresentação da maquete tátil na sala "Feras do Cretáceo.

GRUPO 6

Diorama: Cenário dos primeiros Mamíferos (carodnia).

Local: Módulo -Era dos mamíferos

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual.

Proposta: Maquete com cenário e miniatura tridimensional de uma carodnia.

Cenário dos primeiros mamíferos
Grupo 6 - Preparação e montagem do material
Maquete do cenário primeiros mamíferos (carodnia)
Apresentação da maquete na sala "Era dos mamíferos"

GRUPO 7 

Tecnógeno

Local: Módulo – Tecnógeno, uma realidade

Proposta: Objeto tátil tridimensional de um tecnógeno (camadas com resíduos arqueológicos), tamanho 50cmx15cm, incluindo Legenda em dupla leitura (tinta e braille).

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Tecnógeno
Grupo 7 - Preparação e montagem do material

 

Objeto tátil tridimensional "Tecnógeno"
Apresentação do objeto tridimensional na sala "Tecnógeno, uma realidade"

Grupo 8

Pré-sal

Local: Módulo – De olho no petróleo

Perfil do público: pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva.

Proposta: Painel em relevo com a representação em corte do Pré-Sal.

Representação em corte do pré-sal
Grupo 8 - Preparação e montagem do material
Painel em relevo com diferentes texturas e a representação em corte do Pré-Sal
Apresentação do painel em relevo na sala "De olho no petróleo"

Grupo 9

Propostas:

Jogos educativos:

1. Associação de imagens e palavras sobre os conteúdos da exposição;

2. Caça detalhes de imagens sobre os conteúdos da exposição;

3. Quebra-cabeças imantados: fotos de "Homo Sapiens" e "Luzia".

Perfil do público: pessoas com deficiência intelectual e auditiva.

Homo sapiens
Grupo 8 - Preparação e montagem do material
Jogos educativos
Apresentação dos Jogos Educativos
Clique nas imagens para ampliar